Secadores de mão ou toalhas de papel: qual a melhor opção?
Toalhas de papel são mais práticas, seguras e, sobretudo, higiênicas, do que os secadores de mão
Sabe-se que uma boa higiene das mãos é fundamental no controle da propagação de vírus e bactérias, por isso, há diversas recomendações sobre quando e como lavá-las. No entanto, pouca atenção é dada quando o assunto é secá-las de maneira correta.
Muitos banheiros públicos ou em locais de grande circulação ofertam, em vez das toalhas de papel descartáveis, secadores automáticos a jatos de ar, tidos como mais higiênicos e sustentáveis.
Apesar disso, você sabia que os secadores de mão, além de não terem poder eficaz de secagem, serem barulhentos e consumirem energia, são apontados por especialistas como anti-higiênicos e capazes de oferecer riscos à saúde?
Isso porque, segundo pesquisadores, eles são basicamente “canhões de bactérias”, podendo transmitir diversas doenças.
Esses dispositivos dispersam quantidades alarmantes de bactérias no ar e nas superfícies dos locais em que estão instalados. Isso porque as pessoas, em geral, não lavam as mãos de forma adequada e, ao secá-las com os poderosos jatos de ar, espalham bactérias residuais.
Assim, o secador vira um aerossol que contamina o banheiro, incluindo a pia, o chão e outras superfícies, dependendo do design do dispositivo e de onde está localizado.
Por isso, é muito mais seguro usar toalhas de papel! Elas são mais práticas, seguras e, sobretudo, higiênicas, especialmente em se tratando de locais com grande circulação de pessoas.
Compartilhe essa dica!