Segurança e organização andam juntos quando o assunto é produtos de limpeza e higiene

Manter a organização dos produtos em uma empresa pode ser um desafio, caso não haja controle de estoque dos materiais de limpeza e higiene. Porém, se o gerenciamento for feito de forma exemplar, isso garantirá um ambiente agradável e o desperdício será evitado.

Para que você consiga organizar de maneira correta é preciso seguir algumas dicas básicas que ajudarão no controle dos materiais. Continue lendo este artigo que a Bela Toalha Professional te ajuda a sair na frente dos concorrentes.

Como organizar de maneira simples o material de limpeza e higiene do seu negócio?

É importante que a sua empresa tenha um ambiente adequado para guardar todos os produtos. Pode ser um cômodo ou um carrinho, isso otimiza o tempo e facilita a gestão do estoque, além disso, não esqueça de deixar toda a equipe ciente de onde encontrar determinado material.

Faça uma lista de todos os itens que serão utilizados para cuidar da limpeza e higiene como papel higiênico, toalha interfolha, toalha bobina, álcool em gel, sabonete, vassoura, rodo e outros.

Verifique qual o tipo de piso e o material dos móveis, além das atividades desempenhadas pela empresa, afinal cada ambiente requer processos diferentes na hora de higienizar.

Desta maneira você poderá organizar melhor o que precisa ser comprado, sem que falte nada.

Outro ponto primordial: nunca deixe os produtos sem rótulos, identificação ou ficha técnica, pois além de dificultar na hora de saber o que já está sendo utilizado você poderá ficar na dúvida sobre qual era a indicação do fabricante.

Então fique atento, leia os rótulos para entender as condições de armazenagem, limite de temperatura e a necessidade de ficar em ambientes ventilados, assim você evita danos ou deterioração.

Confira o prazo de validade, materiais fora do prazo podem perder sua eficácia e causar danos à saúde. Uma dica é organizar os produtos e colocar na frente aqueles que vencem primeiro, assim eles ficam mais acessíveis e são utilizados.

Faça o controle da entrada e saída de todos os produtos em uma planilha, assim nunca faltará nada. E para não ficar bagunçado, é indicado passar está tarefa para uma pessoa ou um grupo restrito, isso garantirá um controle mais eficaz.

Treine os funcionários que farão o manuseio dos produtos de higiene e limpeza, quanto à utilização e à reposição. Por exemplo, se acabar o papel higiênico, o funcionário saberá como solicitar no estoque e a hora de repor.

Compre a quantidade certa, quantidades pequenas exigirão uma reposição constante, porém, em excesso podem implicar em falta de espaço.

Então, conheça a média de uso da empresa e tenha um estoque adequado para um determinado período. Além de ter um fornecedor de confiança, assim você saberá que se precisar não ficará sem itens, porque ele fará a reposição rapidamente, conforme combinado.

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O que achou deste artigo? Na sua empresa, os produtos de higiene e limpeza estão devidamente organizados? Então não perca tempo e compartilhe nas suas redes sociais!