Orientações de segurança para a reabertura dos comércios
Mesmo com as limitações de abertura, é importante que as lojas sigam as recomendações de segurança.
Com a proposta de reabertura gradual dos comércios feita pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), é importante que os comércios em geral cumpram com as orientações de segurança para que seus clientes e colaboradores possam se proteger contra o coronavírus.
Eles elaboraram uma cartilha com algumas diretrizes sobre como os comércios devem proceder, dentre elas você pode conferir:
Uso de máscara
É necessário que colaboradores e clientes utilizem máscaras que cubram o nariz e a boca durante todo o tempo que estiverem dentro do estabelecimento e a sua remoção deve ser feita corretamente, sempre puxando pelas laterais, nos elásticos que envolvem a orelha.
Higienização das mãos
Recomenda-se que os comércios estabeleçam três horários por dia para que os colaboradores lavem suas mãos com água e sabão; forneça papel toalha interfolhada ou em bobina para a secagem. Os colaboradores devem ser incentivados a higienizar suas mãos a cada atendimento e, de preferência, na frente do cliente. O simples ato de passar o álcool em gel transmite confiabilidade e segurança para o consumidor.
Higienização das áreas comuns
Salas, corredores, refeitórios e banheiros devem ser higienizados com mais frequência e com produtos adequados para isso; água e sabão, álcool a 70%, ou algum produto de limpeza são exemplos que podem ser utilizados para este fim. Para a assepsia dos balcões, pode-se utilizar uma solução higienizadora e papel toalha interfolhada ou bobina.
Outras dicas que você também encontra na cartilha:
– Mostre respeito com o seu cliente e, durante as entregas de produtos, além da máscara, utilize álcool em gel nas mãos e limpe as máquinas de cartões com o álcool e papel toalha descartável. Ações como essas serão cada vez mais bem-vistas e apreciadas.
– Oferte papel toalha e sacos de lixo nos locais de maior acesso aos colaboradores e oriente o seu uso em caso de tosse ou espirro. Não utilize e nem forneça lenços de pano, pois eles são multiplicadores de vírus, bactérias e fungos.
Para mais informações acesse o site da ACSP e solicite a cartilha com as orientações de segurança para o seu comércio.