Como manter um bom relacionamento com os clientes da sua distribuidora?
Conquiste seu cliente pelo atendimento e fidelize-o pela qualidade!
Ter um relacionamento saudável com clientes e fornecedores é o segredo para sobrevivência de muitos negócios e com a sua distribuidora não será diferente. Os clientes são o maior ativo do seu negócio e você deve investir neste relacionamento de inúmeras formas.
Justamente pensando nisso, resolvemos criar este artigo com algumas dicas para que você consiga manter um bom relacionamento com os clientes da sua distribuidora. Confira!
Crie Parcerias
Você com certeza vai querer fidelizar seus clientes e torná-los recorrentes, certo?
Bom, neste sentido, é ideal que você trabalhe sua abordagem e estratégia de vendas em longo prazo justamente para que seus clientes comprem sempre da sua empresa.
Ofereça mais do que produtos, entregue benefícios para que seus clientes permaneçam comprando de você, dê todo o suporte necessário para que eles não tenham outra opção de compra com seus concorrentes.
Entregue uma experiência de valor
A primeira impressão é a que fica e você vai querer impactar positivamente os seus clientes. Portanto, todo o processo de venda até a entrega dos produtos para o seu cliente deve estar bem alinhado, seja no atendimento, nos prazos, na entrega, na resolução de problemas, no esclarecimento de dúvidas etc.
Treine sua equipe, redefina e otimize os processos buscando um alinhamento entre todos os setores da sua distribuidora que definitivamente estão em contato com seu cliente, desde o primeiro contato até a entrega do produto.
Canais de Comunicação
Contar com uma variedade de canais de comunicação lhe dará grande flexibilidade para melhorar o relacionamento com seus clientes, então, pense neste investimento para entender as demandas dos seus clientes.
Você pode utilizar inúmeros formatos, seja através do seu site, telefone, e-mail, Whats App e até mesmo pelas redes sociais do seu negócio.
Não prometa o que não pode cumprir
Manter a transparência e honestidade são condutas cruciais para o seu crescimento e darão mais credibilidade para a sua distribuidora.
Se você realmente quer conquistar mais clientes para o seu negócio, é importante nunca prometer mais do que realmente pode cumprir, mas sim buscar formas de surpreender seus clientes para que eles tenham uma visão positiva da experiência de comprar com a sua empresa.
Por outro lado, é preciso manter o equilíbrio, ou seja, seu cliente tem que ter a sensação de estar levando uma grande vantagem ao comprar da sua distribuidora, mas você não pode entregar todos estes benefícios de uma vez só, trabalhe nos pequenos detalhes, nos prazos, na organização, na resolução de problemas de forma ágil, na clareza das informações, entre outros.
Entenda as demandas
Com uma equipe bem treinada, você vai conseguir identificar as demandas dos seus clientes, não apenas em relação aos produtos, mas na forma de conduzir a sua abordagem de vendas.
Esteja aberto a sugestões e identifique-as quando seus clientes estiverem insatisfeitos com alguma coisa. Pouco a pouco eles mostrarão os ajustes que precisam ser feitos para manter um bom padrão de relacionamento.
Bom, vamos finalizando por aqui. Lembre-se sempre que, um cliente plenamente satisfeito é a sua maior vantagem competitiva, portanto, não pense duas vezes em melhorar o atendimento da sua empresa e entregar soluções completas ao invés de produtos.
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